Coordenadas Geográficas

INTRODUÇÃO


Os sistemas de coordenadas são indispensáveis na representação da posição de pontos sobre uma superfície, independentemente dessa superfície ser um elipsóide, uma esfera ou um plano. Para o elipsóide, ou esfera, usualmente empregamos um sistema de coordenadas cartesiano e curvilíneo representado por paralelos e meridianos, enquanto para o plano, um sistema de coordenadas cartesianas X e Y é usualmente aplicável. O sistema de mapeamento da Terra através de coordenadas geográficas expressa qualquer posição horizontal no planeta através de duas das três coordenadas existentes num sistema esférico de coordenadas, alinhadas com o eixo de rotação da Terra. Para localizar qualquer lugar na superfície terrestre de forma exacta é necessário usar duas indicações, uma letra e um número. Temos que utilizar elementos de referência que nos permitam localizar com exactidão qualquer lugar da Terra. A rede cartográfica ou geográfica dá-nos a indicação das coordenadas geográficas. Nesta aula, trataremos do sistema de coordenadas geográficas que se baseiam em linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre.
































DESENVOLVIMENTO

Quando dizemos que uma determinada área está a leste de uma outra, não estamos dando a localização precisa dessa área, mas apenas indicando uma direção. Para saber com exactidão onde se localiza qualquer ponto da superfície terrestre, como uma cidade, um porto, uma ilha etc., usamos as coordenadas geográficas, as quais se baseiam em linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre. Como bem sabemos, a Terra tem uma forma quase esférica, com achatamento nos pólos (geóide), e é apresentada nos mapas dividida em duas metades por uma linha horizontal imaginária, denominada Linha do Equador (palavra de origem latina, aequatore, que significa “o que iguala”).

A principal utilidade é a de orientação. Quando você adquire esses conhecimentos, fica mais fácil se orientar, no caso de se perder numa excursão ou coisa assim. Também serve para várias profissões como aeronauta, marinheiros, geógrafos, oceanografia e outras.

A Linha do Equador está situada a uma igual distância dos pólos, dividindo a Terra em duas metades: o Hemisfério Norte ou Setentrional e o Hemisfério Sul ou Meridional. As linhas imaginárias posicionadas paralelamente (paralelos) ao Equador determinam a latitude. Latitude é a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre até a Linha do Equador. A distância em graus será de 0° na Linha do Equador até 90° para o Norte ou 90° para o Sul. Assim, se a posição em análise estiver acima da Linha do Equador, a latitude é norte, indo até o Pólo Norte ou Pólo Ártico, e ao contrário, se a posição estiver abaixo da Linha do Equador, temos latitude sul, indo até o Pólo Sul ou Pólo Antárctico. O modo como a latitude é definida depende da superfície de referência utilizada. A seguir, veremos exemplos desses modelos. Em um modelo esférico da Terra, a latitude de um lugar é o ângulo que o raio que passa por esse lugar faz com o plano do Equador. Uma vez que o raio de curvatura da esfera é constante, esta quantidade é também igual à medida angular do arco de meridiano entre o Equador e o lugar em questão.

Leituras Cartográficas e Interpretações Estatísticas I  Leituras Cartográficas e Interpretações Estatísticas I Aula 08 Aula 08 Meridiano do lugar Meridiano de Greenwich PN PS P ϕ λ (Latitude) Normal ao elipsóide Equador PN 0 ϕ Em um modelo elipsoidal da Terra, a latitude de um lugar é o ângulo que uma linha vertical perpendicular ao elipsóide nesse lugar faz com o plano do Equador. Ao contrário do que acontece com o modelo esférico da Terra, as normais ao elipsóide nos vários lugares não são todas concorrentes no centro da Terra. Por outro lado, e devido ao fato de os meridianos não serem circunferências, mas sim elipses, a latitude não pode ser confundida, como na esfera, com a medida angular do arco de meridiano entre o Equador e o lugar. As latitudes dos lugares representados nos mapas são latitudes geodésicas. Na superfície real da Terra, a latitude pode também ser definida como o ângulo entre a vertical do lugar (isto é, a direcção do fio-de-prumo) e o plano do Equador. Uma vez que a vertical do lugar não coincide geralmente com a normal ao elipsóide de referência nesse lugar, essa modalidade de latitude (latitude astronómica ou natural) é geralmente diferente da latitude assinalada nos mapas, a latitude geodésica. Muito antes da forma e das dimensões da Terra serem conhecidas com exactidão, como acontece actualmente, a latitude astronómica era determinada através da observação dos astros, utilizando quadrantes, astrolábios e bastilhas.

Equador é a linha imaginária que resulta da intersecção da superfície da Terra com o plano que contém o seu centro e é perpendicular ao seu eixo de rotação. Devido à oscilação do eixo de rotação, a posição do Equador não é rigorosamente constante, razão pela qual é adoptada, para efeitos geodésicos, uma posição média. O Equador divide a superfície da Terra em dois hemisférios: o Hemisfério Norte, ou Setentrional, que contém o Pólo Norte; e o Hemisfério Sul, ou Meridional, que contém o Pólo Sul. O raio do Equador é cerca de 6 378 km, correspondendo a um perímetro de 40 075 km. Tipos de Equador n Equador geodésico – É o círculo máximo, definido num modelo esférico ou elipsoidal da Terra, que é perpendicular ao eixo. O plano do Equador geodésico é a referência para a medição das latitudes de 0º a 90º para Norte e para Sul. n Equador astronómico ou terrestre – É a linha na superfície da Terra em que a latitude astronómica é igual a 0º. Devido às irregularidades do geóide, o Equador astronómico é uma linha irregular. n Equador celeste – É a circunferência que resulta da intersecção do plano do Equador com a esfera celeste. Sobre o Equador celeste, a declinação é igual a 0º. Leituras Cartográficas e Interpretações Estatísticas I·  Leituras Cartográficas e Interpretações Estatísticas I Aula 08 Aula 08 Onde passa a Linha do Equador? No Brasil, a única capital que é cortada pela Linha do Equador é Macapá, no Amapá. Ali existe um complexo turístico-cultural onde está localizado o chamado “marco zero”. O Equador cruza os oceanos Atlântico, Índico e Pacífico, bem como os seguintes territórios da África, Ásia e América do Sul, de oeste para leste, a partir do meridiano de Greenwich: São Tomé e Príncipe, Gabão, República do Congo, República Democrática do Congo, Uganda, Quénia, Somália, Maldivas, Indonésia, Kiribati, Equador, Colômbia, Brasil.

A longitude também vai requerer para sua determinação uma linha de referência, neste caso é o primeiro meridiano ou Meridiano de Greenwich localizado no mapa-mundo e no globo terrestre na posição vertical, também dividindo a superfície terrestre em dois hemisférios, o oriental ou leste, e o ocidental ou oeste. As linhas imaginárias posicionadas verticalmente (meridianos) determinam a longitude, que é definida como a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre até o primeiro meridiano ou Meridiano de Greenwich. A longitude varia de 0° (no Meridiano de Greenwich) a 180° para leste e 180° para oeste

As referentes coordenadas.

A América do Sul 

É um sub continente que compreende a porção meridional da América. A sua extensão é de 17 819 100 km², abrangendo 12% da superfície terrestre e 6% da população mundial. Une-se à América Central a norte pelo istmo do Panamá e separa-se da Antártida a sul pelo estreito de Drake. Tem uma extensão de 7 500 km desde o mar do Caribe até ao cabo Horn, ponto extremo sul do continente. Os outros pontos extremos da América do Sul são: ao norte a Punta Gallinas, na Colômbia, ao leste a Ponta do Seixas, no Brasil, e a oeste a Punta Pariñas, no Peru. Seus limites naturais são: ao norte com o mar do Caribe; a leste, nordeste e sudeste com o oceano Atlântico; e a oeste com o oceano Pacífico.


A Europa

 É um continente situado em três hemisférios distintos: o setentrional, o ocidental e o oriental. Localiza-se a oeste da Ásia, ao norte da África, a leste do Oceano Atlântico e ao sul do Oceano Glacial Ártico. As sociedades que habitaram esse continente foram as principais responsáveis pela colonização da maior parte dos demais territórios do planeta, sendo, por isso, denominado como o “centro do mundo”, apesar de, em termos cartográficos, essa expressão ser considerada errônea.
A Europa reúne um total de 50 países, sendo que dois deles também fazem parte da Ásia: A Turquia e a Rússia. Apesar desse número elevado de países, a sua área é pequena, com cerca de 10.180.00 km². Se não contarmos com a Rússia, país em que a maior parte do seu território localiza-se na Ásia, seu espaço diminui para uma área menor que o Brasil, possuindo, no entanto, muito mais países do que o Brasil possui em estados. Essa grande concentração de pequenos territórios explica-se pelas históricas relações de instabilidade que marcaram a região. Como foi na própria Europa que primeiro se estabeleceu a ideia de Estado moderno, foi lá também que as diferentes nações começaram primeiro as suas lutas pela constituição de seus próprios estados. Essa luta, vale lembrar, ainda está presente em muitos locais, com destaque para a Espanha, onde catalães, bascos, navarros e outros povos buscam pela formação de seus próprios países, o que elevaria ainda mais o número de Estados nesse continente.

África 

É um continente localizado ao sul da Europa, da qual está separado pelo mar Mediterrâneo, e liga-se à Ásia na sua extremidade nordeste pelo istmo de Suez. A sua costa ocidental é banhada pelo oceano Atlântico e a oriental pelo Índico; o comprimento da linha de costa é de cerca de 26 000 km.

A África ocupa uma única placa tectónica, que confina a norte com as placas Euroasiática e da Anatólia, a noroeste com a Placa Norte-Americana, a sudoeste com a Placa Sul-Americana, a nordeste com a Placa Arábica, a oriente com as placas Indiana e Australiana e a sul com a Placa Antárctica.

Do seu ponto mais ao norte, Ras besasn Sakka, na Tunísia, à latitude 37°21' N, até ao ponto mais a sul, o cabo das Agulhas na África do Sul, à latitude 34°51'15'' S, vai uma distância de aproximadamente 8000 km. Do ponto mais ocidental de África, o Cabo Verde, no Senegal, à longitude 17°33'22'' W, até Ras Hafun na Somália, à longitude 51°27'52'' E, vai uma distância de cerca de 7 400 km.
A África é atravessada pela linha do Equador, pelo Trópico de Câncer a norte e, pelo Trópico de Capricórnio no sul.
Pontos extremos

Esta é a lista dos pontos extremos de África, ou seja, os pontos mais a norte, sul, leste e oeste do continente africano e ilhas correspondentes.
Apenas no continente
Ponto
Nome
País
Coordenadas
Extremo setentrional
Extremo meridional
Extremo oriental
Extremo ocidental
Considerando continente e ilhas
Ponto
Nome
País
Coordenadas
Extremo setentrional
Extremo meridional
Extremo oriental
Extremo ocidental
Extremos altimétricos
Ponto
Nome
País
Coordenadas
Ponto de maior altitude
Ponto de menor altitude
A altitude média em África é de cerca de 600 m acima do nível do mar.


























CONCLUSÃO

Resumindo e concluindo a coordenada geográfica É um sistema de referência e posicionamento, onde um paralelo (Latitude) e um Meridiano (Longitude) se encontram formando uma coordenada.  


Latitude: Distância referente a linha do Equador. A maior latitude equivale a 90 graus ao Norte ou ao Sul e a menor é de 0 graus na linha do Equador.  


*Circulo Polar Árctico 
trópico de Câncer
 
*Equador
 
*Tropico de Capricornio
 

Longitude: Distância referente ao meridiano de Greenwich. A maior longitude é de 180 graus para leste (Representado no mapa pela letra E) ou para oeste (Representado pela letra W).

AGRADECIMENTO

Obrigado professor, Emiliano Alberto pela persistência, pela vontade de querer nos fazer pessoas melhores, pela transmissão do conhecimento, pela dedicação, pelo desempenho, pelo profissionalismo, pelo diferente, pela mudança pela educação, pelo respeito, pelo moderno, pela competência, pela capacidade, pela as tentativas incansáveis de nos fazer reflectir, por nos fazer ouvir e entender estrelas, por tudo, por ter sido realmente PROFESSOR.

                                                                   Com sua excelência, o nosso muito Obrigado!




Comentários

Mensagens populares deste blogue