Papel da Educação no processo de mudamça das Sociedades


RESUMO

O trabalho aborda as relações recíprocas, caracterizando os paradigmas que têm dado sustentação às práticas pedagógicas vigentes nas instituições de ensino. Analisa as exigências e desafios a serem enfrentados pela educação e por suas instituições na sociedade contemporânea, onde, em conformidade com os avanços das forças produtivas, o conhecimento passa a constituir-se ponto estratégico para o desenvolvimento económico e social. As reflexões desenvolvidas, apontam para a necessidade de que sejam repensados criticamente o papel social da educação e as finalidades da escola na sociedade globalizada, tendo em vista a emancipação dos indivíduos e a democratização da sociedade.

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INTRODUÇÃO

         No presente trabalho abordarei sobre o papel da educação no processo de mudança da sociedade. A educação é um processo contínuo que possibilita aos indivíduos alcançarem a plenitude de suas potencialidades, ao longo da vida. A acção educativa tem como principio básico a formação integral, harmoniosa dos indivíduos, e como um de seus objectivos, o desenvolvimento do espírito reflexivo da criança e do jovem, preparando-os para a construção da consciência crítica do adulto, para que ele aprenda a ser, a conviver na sociedade como sujeito consciente, participativo, sabendo discernir o bem do mal, aplaudir o coreto e abominar e repudiar o incorrecto.

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DESENVOLVIMENTO

Vivemos numa época que perturba, de certo modo, a consolidação da consciência crítica do homem. Vivemos bombardeados pelos acontecimentos, pela quantidade e variedade de informações, sem ter tempo para reflectir sobre eles e elas, analisando-os.

A educação é, por sua origem, objectivos e funções um fenómeno social, estando relacionada ao contexto político, económico, científico e cultural de uma sociedade historicamente determinada. De tal conceito, pode-se deduzir que, não obstante a educação ser um processo constante na história de todas as sociedades, ela não é a mesma em todos os tempos e em todos os lugares, e se acha vinculada ao projecto de homem e de sociedade que se quer ver emergir através do processo educativo.

O fenómeno educativo não pode ser, pois, entendido de maneira fragmentada, ou como uma abstracção válida para qualquer tempo e lugar, mas sim, como uma prática social, situada historicamente, numa realidade total, que envolve aspectos valorativos, culturais, políticos e económicos, que permeiam a vida total do homem concreto a que a educação diz respeito.

Assim sendo, tanto a teoria quanto as práticas educacionais desenvolvem-se, predominantemente, segundo os paradigmas dominantes num dado momento histórico, o que leva a educação a funcionar essencialmente como elemento reprodutor das condições científicas, políticas, económicas e culturais de determinada sociedade.

Tomando por referência o desenvolvimento e as reticulações do capitalismo em períodos diversos, percebe-se que a educação tem sido utilizada no sentido de dar suporte ideológico a esse sistema, constituindo-se ao mesmo tempo num elemento produtivo, pela qualificação de recursos humanos.

A ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontra ainda preparada para a vida social; tem como objecto suscitar e desenvolver na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política em seu conjunto e pelo meio especial a que a criança particularmente se destine.

Destacam-se, assim, as funções uniformizadoras e diferenciadora da educação que, por um lado, visa integrar os indivíduos ao contexto da sociedade, transmitindo valores e desenvolvendo atitudes comuns a todos e de outro lado, visa diferenciá-los, respondendo à divisão social do trabalho. 


A concepção positivista exerceu grande influência na consolidação dos paradigmas educacionais actuais, vinculando a organização do conhecimento académico à observância de seus princípios, o que pode ser claramente observado na lógica de organização, vigente nos currículos e nas práticas pedagógicas em sala de aula. A visão fragmentada da educação tem contribuído para que o ensino tenha, por centralidade, a reprodução do conhecimento, onde a ênfase se encontra na memorização dos conteúdos e no produto do processo pedagógico.

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CONCLUSÃO

A educação deve reforçar o respeito pelas culturas, e compreender que elas são imperfeitas a mesmas margem do ser humano. Todas as culturas, como a nossa, constituem uma mistura de superstições, ficções, fixações, saberes acumulados e não-criticados, erros grosseiros, verdades profundas, mas essa mescla não é discernível em primeira aproximação e é preciso estar atento para não classificar como superstições saberes milenares, como, por exemplo, os modos de preparação do milho no México, que por muito tempo os antropólogos atribuíram a crenças mágicas, até que se descobriu que permitiam que o organismo assimilasse a lisinha, substância nutritiva que, por muito tempo, foi o seu único alimento. Assim o que parecia? Irracional? Respondia a uma racionalidade vital.

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PENSAMENTO

O meu pensamento O processo educacional, é o meio pelo qual os indivíduos se integram, e se perpetuam, destacando-se fundamentalmente os processos de conservação dos valores morais, enfatizado. Ela vem trazendo as sociedades uma orientação na qual todos seguem como um guia para bem realizarem as suas actividades, no sentido de pôr em evidencia a claridade dos deveres morais e cívicos no mundo.

Álvaro Vieira Pinto (1989), “a educação é o processo pelo qual a sociedade forma seus membros à sua imagem e em função de seus interesses”.

Segundo Costa (2002), ao enfrentarmos as metodologias, acabamos por nos deparar com a ciência que é um pensamento impregnado de parâmetros, os quais fazem todos discernir o certo do errado, E isso vem trazendo novas possibilidades para a sociedade com mais conhecimento às culturas.


DEDICATÓRIAS

Dedico este trabalho em primeira instância à Deus que sempre intercede a sua bênção sobre mim, também dedico-o a todos órgãos educativos, em particular a Escola de Formação de Professores do Cambulo aos meus colegas, amigos e familiares especialmente a minha Mãe que é o meu ponto seguro a fonte de todas minhas vitórias e conquistas e ao professor António Santos que tanto implementa o seu esforço com a sua sabedoria para nos mostrar a clarividência dos conteúdos do sistema docente no processo do ensino e aprendizagem.



RECOMENDAÇÕES

Recomendo esta obra a toda entidade educativa directores, professores e estudantes. É um trabalho elaborado para o interesse de todos, feitos pensando em dar o contributo para o desenvolvimento das sociedades em geral. 
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AGRADECIMENTO
Agradeço primeiramente а Deus pоr tеr mе dado saúde е força pаrа superar аs dificuldades e qυе permitiu qυе tudo isso acontecesse, еm todos оs momentos é o maior mestre qυе alguém pode conhecer como fonte de conhecimento.
**Ao professor António Santos, pela orientação, apoio е confiança.

**Ao Cyber Café (E.D.S), pela oportunidade е apoio nа elaboração deste trabalho. pelo carinhoso apoio

**À Escola Primária e do Iº Ciclo do Ensino Secundário Cmdte Gika pela disponibilidade da Biblioteca.

**Ao meu orientador Marcelino Sacrificio Malaca, pelo suporte nо pouco tempo qυе lhe coube, pelas suas correções, incentivos e pelo emprenho dedicado à elaboração deste trabalho.

**Agradeço а todos оs professores pоr mе proporcionar о conhecimento nãо apenas racional, mаs а manifestação dо caráter е afetividade dа educação nо processo dе formação profissional, pоr tanto qυе sе dedicaram а mim, nãо somente pоr terem mе ensinado, mаs por terem mе feito aprender.

                                                                      Os meus eternos agradecimentos!!

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BIBLIOGRAFIA

Questão de escolha de contiúdo agora e no futuro. Disponível em:
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