Papel da Educação no processo de mudamça das Sociedades
RESUMO
O
trabalho aborda as relações recíprocas, caracterizando os paradigmas que têm
dado sustentação às práticas pedagógicas vigentes nas instituições de ensino.
Analisa as exigências e desafios a serem enfrentados pela educação e por suas
instituições na sociedade contemporânea, onde, em conformidade com os avanços
das forças produtivas, o conhecimento passa a constituir-se ponto estratégico
para o desenvolvimento económico e social. As reflexões desenvolvidas, apontam
para a necessidade de que sejam repensados criticamente o papel social da
educação e as finalidades da escola na sociedade globalizada, tendo em vista a
emancipação dos indivíduos e a democratização da sociedade.
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INTRODUÇÃO
No
presente trabalho abordarei sobre o papel da educação no processo de mudança da
sociedade. A educação é um processo contínuo que possibilita aos indivíduos
alcançarem a plenitude de suas potencialidades, ao longo da vida. A acção
educativa tem como principio básico a formação integral, harmoniosa dos
indivíduos, e como um de seus objectivos, o desenvolvimento do espírito
reflexivo da criança e do jovem, preparando-os para a construção da consciência
crítica do adulto, para que ele aprenda a ser, a conviver na sociedade como
sujeito consciente, participativo, sabendo discernir o bem do mal, aplaudir o coreto
e abominar e repudiar o incorrecto.
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DESENVOLVIMENTO
Vivemos
numa época que perturba, de certo modo, a consolidação da consciência crítica
do homem. Vivemos bombardeados pelos acontecimentos, pela quantidade e
variedade de informações, sem ter tempo para reflectir sobre eles e elas,
analisando-os.
A
educação é, por sua origem, objectivos e funções um fenómeno social, estando
relacionada ao contexto político, económico, científico e cultural de uma
sociedade historicamente determinada. De tal conceito, pode-se deduzir que, não
obstante a educação ser um processo constante na história de todas as
sociedades, ela não é a mesma em todos os tempos e em todos os lugares, e se
acha vinculada ao projecto de homem e de sociedade que se quer ver emergir
através do processo educativo.
O
fenómeno educativo não pode ser, pois, entendido de maneira fragmentada, ou
como uma abstracção válida para qualquer tempo e lugar, mas sim, como uma
prática social, situada historicamente, numa realidade total, que envolve
aspectos valorativos, culturais, políticos e económicos, que permeiam a vida
total do homem concreto a que a educação diz respeito.
Assim
sendo, tanto a teoria quanto as práticas educacionais desenvolvem-se,
predominantemente, segundo os paradigmas dominantes num dado momento histórico,
o que leva a educação a funcionar essencialmente como elemento reprodutor das
condições científicas, políticas, económicas e culturais de determinada
sociedade.
Tomando
por referência o desenvolvimento e as reticulações do capitalismo em períodos
diversos, percebe-se que a educação tem sido utilizada no sentido de dar
suporte ideológico a esse sistema, constituindo-se ao mesmo tempo num elemento
produtivo, pela qualificação de recursos humanos.
A
ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontra
ainda preparada para a vida social; tem como objecto suscitar e desenvolver na
criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados
pela sociedade política em seu conjunto e pelo meio especial a que a criança
particularmente se destine.
Destacam-se,
assim, as funções uniformizadoras e diferenciadora da educação que, por um
lado, visa integrar os indivíduos ao contexto da sociedade, transmitindo
valores e desenvolvendo atitudes comuns a todos e de outro lado, visa
diferenciá-los, respondendo à divisão social do trabalho.
A
concepção positivista exerceu grande influência na consolidação dos paradigmas
educacionais actuais, vinculando a organização do conhecimento académico à
observância de seus princípios, o que pode ser claramente observado na lógica
de organização, vigente nos currículos e nas práticas pedagógicas em sala de
aula. A visão fragmentada da educação tem contribuído para que o ensino tenha,
por centralidade, a reprodução do conhecimento, onde a ênfase se encontra na memorização
dos conteúdos e no produto do processo pedagógico.
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CONCLUSÃO
A
educação deve reforçar o respeito pelas culturas, e compreender que elas são
imperfeitas a mesmas margem do ser humano. Todas as culturas, como a nossa,
constituem uma mistura de superstições, ficções, fixações, saberes acumulados e
não-criticados, erros grosseiros, verdades profundas, mas essa mescla não é
discernível em primeira aproximação e é preciso estar atento para não
classificar como superstições saberes milenares, como, por exemplo, os modos de
preparação do milho no México, que por muito tempo os antropólogos atribuíram a
crenças mágicas, até que se descobriu que permitiam que o organismo assimilasse
a lisinha, substância nutritiva que, por muito tempo, foi o seu único alimento.
Assim o que parecia? Irracional? Respondia a uma racionalidade vital.
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PENSAMENTO
O meu pensamento =» O processo educacional, é o meio pelo
qual os indivíduos se integram, e se perpetuam, destacando-se fundamentalmente
os processos de conservação dos valores morais, enfatizado. Ela vem trazendo as
sociedades uma orientação na qual todos seguem como um guia para bem realizarem
as suas actividades, no sentido de pôr em evidencia a claridade dos deveres
morais e cívicos no mundo.
Álvaro Vieira Pinto (1989),
“a educação é o processo pelo qual a sociedade forma
seus membros à sua imagem e em função de seus interesses”.
Segundo
Costa (2002),
ao enfrentarmos as metodologias, acabamos por nos deparar com a ciência que é
um pensamento impregnado de parâmetros, os quais fazem todos discernir o certo
do errado, E isso vem trazendo novas possibilidades para a sociedade com mais
conhecimento às culturas.
DEDICATÓRIAS
Dedico
este trabalho em primeira instância à Deus que sempre intercede a sua bênção
sobre mim, também dedico-o a todos órgãos educativos, em particular a Escola de Formação de Professores do
Cambulo aos meus colegas, amigos e familiares especialmente a minha Mãe que é o meu ponto seguro a fonte de todas minhas vitórias e
conquistas e ao professor António Santos
que tanto implementa o seu esforço com a sua sabedoria para nos mostrar a
clarividência dos conteúdos do sistema docente no processo do ensino e
aprendizagem.
RECOMENDAÇÕES
Recomendo
esta obra a toda entidade educativa directores, professores e estudantes. É um
trabalho elaborado para o interesse de todos, feitos pensando em dar o
contributo para o desenvolvimento das sociedades em geral.
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AGRADECIMENTO
Agradeço primeiramente
а Deus pоr tеr mе dado saúde е força pаrа superar аs dificuldades e qυе
permitiu qυе tudo isso acontecesse, еm todos оs momentos é o maior mestre qυе
alguém pode conhecer como fonte de conhecimento.
**Ao professor António Santos,
pela orientação, apoio е confiança.
**Ao Cyber Café (E.D.S), pela
oportunidade е apoio nа elaboração deste trabalho. pelo carinhoso apoio
**À Escola Primária e do Iº
Ciclo do Ensino Secundário Cmdte Gika pela disponibilidade da Biblioteca.
**Ao meu orientador Marcelino
Sacrificio Malaca, pelo suporte nо pouco tempo qυе lhe coube, pelas suas
correções, incentivos e pelo emprenho dedicado à elaboração deste trabalho.
**Agradeço а todos оs professores pоr mе proporcionar о
conhecimento nãо apenas racional, mаs а manifestação dо caráter е afetividade
dа educação nо processo dе formação profissional, pоr tanto qυе sе
dedicaram а mim, nãо somente pоr terem mе ensinado, mаs por terem mе feito
aprender.
Os meus eternos agradecimentos!!
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BIBLIOGRAFIA
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tempo na escola do que os homens. Disponível em: <http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/09/ibge-revela-que-mulheres-ficam-mais-tempo-na-escola-do-que-os-homens.html> Gastos do Brasil com educação não são suficientes para
atingir metas, diz Ipea. Disponível
em:http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,-gastos-do-brasil-com-educacao-nao-sao-suficientes-para-atingir-metas-diz-ipea-,810843,0.htm.
Acesso em: 15/09/12
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/02/brasil-tem-dificuldades-de-cumprir-metas-para-educacao.html>. Acesso em: 16/09/12
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